A Marca de uma Lágrima - Pedro Bandeira

domingo, março 29, 2015

Título: A Marca de Uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Ilustração: Avelino Guedes
Editora: Moderna
Ano: 1ª edição 1985
Edição da administradora: 100ª (1995)

Nem sei precisar dizer quantos anos eu conheço e tenho esse livro. Com certeza o conheço a mais tempo do que tenho e com certeza já o li tantas vezes que nem sei dizer quantas. A Marca de uma Lágrima é desses livros que com certeza são clássicos. 

Esse livro nos conta a história de Isabel, uma menina que se acha feia e gorda (ela acredita nisso!) e que ainda por cima usa óculos (eu uso e adoro!), e com uma inteligência acima da média. Isabel tem uma melhor amiga muito linda, a Rosana, que não foi agraciada com o dom da inteligência. 

Perto das férias acabarem Isabel é convidada para a festa de 16 anos de seu primo Cristiano, a quem não via há muito tempo. Para não enfrentar a festa, que ela acredita ser chata, sozinha, ela convida sua amiga Rosana. Cristiano se mostrou muito mais lindo do que Isabel lembrava e de cara ela acreditou que ele poderia ser seu príncipe encantado.

Mas, o que Isabel não esperava era que Cristiano se interessasse por Rosana e sua amiga por ele. Aí ela realmente retornou ao seu pensamento de ser gorda, feia e "quatro-olhos" e nem deu a miníma atenção ao Fernando, um carinha que estava na festa e tentou atrair sua atenção.

Quando as aulas voltam Isabel descobre que tanto Cristiano quanto Fernando, o carinha da festa, estão na matriculados em sua escola. E o carinha continua tentando chamar sua atenção, sem conseguir muita coisa, porque a Isabel só pensa no Cristiano! Depois que o primo confessa seu amor por Rosana e clama por sua ajuda para sair com ela, Isabel se esconde no laboratório para chorar suas mágoas e acaba encontrando o corpo da diretora da escola. Então, a vida de Isabel entra em um turbilhão de emoções sem fim, tudo regado a muitos poemas!

Tudo o que sai das mão do escritor Pedro Bandeira é maravilhoso, e A Marca de uma Lágrima é ouro puro! Esse livro é adaptado da peça teatral Cyrano de Bergerac, e logo após eu ler esse livro a primeira vez corri para ler o livro que inspirou Pedro a escrever A Marca.

O livro é dividido em três partes, que marca os acontecimentos principais do livro. claro, que não posso esquecer de falar sobre os poemas que Isabel escreve para os amantes do livro, retratando seu próprio amor por Cristiano. Amo esses poemas e já os escrevi muitas vezes em minhas agendas e diários.

"Ah, tormento que eu não posso confessar...
O que eu escrevo é a verdade, eu não minto,
eu declaro tudo aquilo que sinto,
e é outra que teus lábios vão beijar..."
                                               pg. 46

Isabel, como já disse acima, é muito inteligente, escreve poemas maravilhosos e possui respostas na ponta da língua. Seu único defeito, eu acho, é que ela possui uma visão distorcida de si mesmo, acredito que o autor falou sobre ela acha-se gorda para fazer uma analogia com o Cyrano que era narigudo. O Fernando é uma graça de menino, e torcemos por ele o tempo todo. O Cristiano é um deslumbrado com a beleza e as palavras que ele acredita serem de Rosana e a Rosana é uma cabecinha de borboleta, que coitada dá até dó!
Esse livro com certeza encantou vários leitores, tanto que a edição que possuo é a 100ª e ela já tem 20 anos. Pedro Bandeira já recebeu inúmeros prêmios por seus livros, entre eles o Jabuti de Livro Infantil com O Fantástico Mistério de Feiurinha, e o de Melhor Livro Juvenil do Ano pela APCA com A Marca de uma Lágrima!

Recomendo muito esse livro, adoro e sempre digo que todos devem ler! beijos e se vocês quiserem saber mais sobre as obras de Pedro Bandeira é só clicar aqui.
... Mas, a cabeça apaixonada delirou.
foi farsante, vigarista, mascarada,
foi amante entregando-lhe outra amada.
foi covarde, que amando nunca amou!
pg. 91

Você pode gostar de:

5 comentários

  1. Oi Fabi! :)
    Você não imagina o quanto estou feliz de ler a sua resenha! Eu sou COMPLETAMENTE apaixonada por esse livro, já o li 14 vezes e a cada vez, ele me encanta e me apaixona mais!
    Eu o pegava na biblioteca da cidade, de tanto que peguei, acabei ganhando de presente e é a mesma edição que a sua! :)
    Sou louca pelo Fernando, a Isabel é ímpar, a Rosana é mesmo uma cabeça de borboleta e acho o Cristiano superficial demais.
    Fico triste por esse livro não receber o reconhecimento que merece hoje em dia. Pedro Bandeira é um gênio e faz mágica.
    Amo os poemas de Isabel e eles enfeitam minhas agendas desde os 14 anos. São 6 anos apaixonada por esse livro maravilhoso!

    Sua resenha está incrível. Parabéns! <3

    Beijos! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane!
      Que bom que minha resenha te deixou feliz! Obrigada pelas palavras tão doces! Fico muito feliz quando recebo esse tipo de comentário!
      bjus e volte sempre :)

      Excluir
  2. Oi Fabi, também tenho esse livro e me deixou fascinada. Me identifiquei com a Isabel. E meu coração torcia muito para ela enxergar o Fernando. Uma trama que engana, pessoal acha que é só infanto, mas aborda temas importantes para todas as faixas etárias.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro, sou apaixonada pelas obras do Pedro Bandeira, eles fizeram parte da minha pré-adolescência!
    Deu até vontade de reler, ele é tão curtinho e tão lindo :)

    ResponderExcluir
  4. é vergonha dizer que não conhecia!
    mas que enredo bom! vou querer emprestado rsrs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Beijos e até mais!