Pintura em Madeira - Pátina com Vela

segunda-feira, janeiro 19, 2015


Olá pessoal!

Há um tempo queria fazer um novo post sobre diy. Amo tudo ligado a artesanato e o post sobre o que podemos fazer com posteres (aqui) me deu uma nova ideia.

Em 2012 a Novo Conceito lançou o livro A Aprendiz, segundo livro da trilogia do Mago Negro, e no kit veio uma caixinha de madeira, na época a editora disse que haveria um concurso, e a caixa acabou ficando aqui em casa, ela é pequena, mas colocamos documentos, cartões, dinheiro, se queremos alguma coisa procuramos lá!

Então, peguei uns materiais que tinha aqui em casa e fiz esse pequeno tutorial, para exemplificar uma das maneiras de decorar a caixa, sei que vários leitores podem ter algo parecido e espero que esse post seja útil.

Materiais:
  • 1 caixa de mdf
  • tinta PVA látex clara - "Areia"
  • tinta  PVA látex escura - "Marrom Rústico"
  • pincel largo de cerdas macias
  • trincha de cerdas macias
  • vela
  • verniz em spray (usei fosco)
  • papel para forrar a mesa
  • flanela ou um tecido qualquer


Pinte toda a caixa com a cor marrom, dê duas demãos ou quantas achar necessário. Você pode acelerar a secagem com um secador, neste dia fez 36ºC e não foi necessário. Nessa caixa não pintei dentro, mas você pode pintar ou forrar com papel camurça, que também fica ótimo.

Depois de seca pegue uma vela e passe onde você vai querer desgastar, aqui passei nas arestas da caixa. Passe com vontade!


Em seguida passe a tinta na cor areia, passei três demãos, cuidado para o pincel não deixar marcas na caixa.

Quando já estiver seco pegue um tecido ou uma flanela e esfregue nas arestas ou onde você passou a vela. A tinta deste local deverá sair, como nas fotos.



Depois de desgastar toda a peça ela estará pronta para o verniz, eu gosto de verniz fosco, e foi o que usei aqui. Ao envernizar uma peça nunca o faça em um ambiente fechado ou pouco ventilado, os vapores do produto pode fazer mal à você porque o cheiro é bem forte. Costumo forrar uma mesa que tenho no quintal e passar o verniz em ambiente aberto. Ah, retirei o elástico porque o verniz poderia estragá-lo.

Caixa finalizada!

Caixa de maquiagem que pintei utilizando a mesma técnica.

Espero que tenham gostado, porque amei fazer esse trabalho! Vou ficar ansiosa pelos comentários. Se vocês utilizam uma técnica diferente não exite em me contar, vou adorar saber.

Beijos e até a próxima! 

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Oi Fabi,
    Adorei o tutorial, ainda faço algo do tipo. =)
    Quando incrementa fica ainda mais bonita, tipo a maior. =)

    ResponderExcluir
  2. oi Fabi, adoro essas dicas e você sabe! te admiro muito pois além de criativa é uma artesã de mão cheia!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção Notifique-me para saber minha resposta!
Beijos e até mais!