Extraordinário - R.J. Palacio

terça-feira, março 26, 2013

Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autora: J.R. Palacio
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Ano: 2013


August (Auggie) Pullman tem dez anos, inteligente e é viciado por Star Wars. Ele será um garoto normal se não fosse por uma síndrome genética que deixou seu rosto desfigurado. Auggie tem o amor esmerado de seus pais e de sua irmã, Via, é superprotegido, e até mesmo estuda em casa, mas quando seus pais resolvem que já é hora de frequentar uma escola tradicional, Auggie não aceita muito bem.

Após uma visita monitorada pela escola, sob a supervisão do diretor e ladeado por companheiros de série, Auggie decide que consegue encarar a escola. Claro que o desafio de ser calouro em uma escola é bastante desafiador e com a aparência que Auggie possui é maior ainda.

Extraordinário é tão simples e delicado, nele temos a visão de vários personagens, cada parte é aberta por uma frase ou trecho de música que combina perfeitamente com narrador do momento, e essa visão variada, talvez para que não julguemos de forma errônea qualquer um dos personagens que talvez possa nos desagradar com alguma atitude impensada.

Um personagem bastante revelador para mim foi Via, ou Olívia. Desde o início, pensei como ela poderia aguentar toda a pressão de ser irmã de Auggie, não que ele fosse um empecilho para ela, mas é que desde os quatro anos via tem que deixar de lado muitas de suas coisas, passeios e etc. em função de seu irmão, claro que temos uma boa visão de como isso a afeta.

Esse é um livro que nos faz pensar, rever nossas atitudes, a todo tempo algum personagem nos ensina algo, seja comovente ou de forma mais descontraída. Cada personagem coloca sua visão de Auggie para nossa apreciação e o modo como eles encaram tudo faz com que nos coloquemos em seus lugares.

É uma delícia como os preconceitos vão caindo por terra à medida que todos vão conhecendo o menino, sua família. É um livro apaixonante, que faz com que reavaliemos nossas atitudes.

É um livro que recomendo muitíssimo.

Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.
Blaise Pascal


Fica, vai ter bolo!

2 comentários

  1. oie Fabi, eu nem tinha ligado antes pro livro, acho que porque não tinha lido nenhuma resenha mas o livro agora me faz repensar e acho que ia gostar de ler

    ResponderExcluir
  2. Oii Fabi!
    Parece ser um livro adorável!
    Só leio boas coisas sobre ele ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção Notifique-me para saber minha resposta!
Beijos e até mais!