A Descoberta das Bruxas - Deborah Harkness

segunda-feira, março 18, 2013

Título: A Descoberta das Bruxas
Título Original: A Discovery of Witches
Editora: Rocco
Ano: 2011


Começa com ausência e desejo.
Começa com sangue e medo.
Começa com uma descobertas das bruxas


Diana Bishop possuía um doutorado, lecionava e estava em Oxford para completar uma pesquisa quando solicitou um manuscrito alquímico, que logo de cara percebeu que possuía um grande poder sobrenatural. E isso era tudo o que Diana não queria encontrar na Biblioteca Bodleina de Oxford.

Diana é uma bruxa, última descendente das bruxas Bishop, aos sete anos seus pais foram mortos e desde então ela se nega a usar magia, crendo que se não usá-la terá uma vida tranquila, livre de qualquer transtorno que a bruxaria poderia causar ou trazer para sua vida.

Diana logo percebeu que o livro, também conhecido como Ashmole 782 possuía uma magia poderosa e devolveu o manuscrito. Mesmo assim, a notícia se espalhou e Diana viu-se de repente sob os olhares de outros bruxos, além de vampiros e demônios.
Dentre todos os seres que Diana chamou a atenção, Matthew Clairmont, um vampiro de 1500 anos, acredita que o manuscrito mostrará a origens de todas as espécies. A princípio Matthew está apenas interessado no manuscrito, mas uma crescente atração por Diana faz com que ele tente tudo para protegê-la de bruxos malignos, vampiros frios e dissimulados, demônios à beira da loucura e até de si próprio.

O envolvimento entre criaturas de espécies diferentes não é bem visto e o fato de uma bruxa e um vampiro estarem sempre juntos, seja na mesma sala da biblioteca, fazendo ioga, ou jantando é uma abominação que os mais diversos seres, e em especial a Congregação não podem admitir.

Não tenho palavras para descrever como gostei desse livro, e embora essa temática já tenha sido descrita em vários outros livros este é tão bem escrito que torna algo novo e envolvente.

Narrado em primeira (do ponto de vista de Diana) e em terceira pessoa (talvez para não ficarmos apenas sob a ótica de Diana) ele nos transporta através dos séculos pelos pensamentos e teorias de vários pensadores e cientistas, todos amigos ou pelo menos conhecidos de Matthew.

Os personagens de A Descoberta são tão cativantes, profundos, tão cheios de segredos que nossa curiosidade é a todo tempo tentada e instigada, ficamos nos corroendo para saber mais sobre as tias Sarah e Em, sobre os parentes e amigos de Matthew, Ysabeau, Marthe, Baldwin, Marcus e Mirian e até mesmo pelos sombrios Knox, Gerbert e Satu.

Dentre todos os personagens Matthew Clairmont foi o que mais me deixou eletrizada, e se ele existisse eu queria estar junto dele. Matthew está mais para Lestat do que para Edward Cullen, ele é indescritivelmente inteligente, charmoso, bonito, e pode ser extremamente cruel e sanguinário, se for para defender aquilo que ama ou acredita.

Fiquei completamente envolvida por esse livro, e quase fiquei louca quando descobri que era uma trilogia, e dou graças que só o li agora, pois esse livro foi lançado em 2011 e só agora (dizem) no 1º semestre de 2013 a Rocco lançará o segundo livro Shadow of Night aqui no Brasil.

Romance sobrenatural de ótima qualidade, A Descoberta das Bruxas é uma ótima leitura para quem gosta do assunto. Fica a dica!


Fica, vai ter bolo!

4 comentários

  1. nossa esse livro parece super interessante, bem mistico e nunca li um livro de bruxas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila! Amei esse livro. Se tiver oportunidade leia, vc vai adorar:)

      Excluir
  2. Oii Fabi!!
    Acompanhei o seu amor por esse livro pelo twitter! <3
    Confesso que estou morrendo de curiosidade para lê-lo, apesar da temática não ser nova, quando as autoras inovam nas suas histórias não tem como não ter apaixonar! *-*
    Quero conhecer o Matthew <333
    Já adicionei na minha lista de desejados!
    Beeijoss

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção Notifique-me para saber minha resposta!
Beijos e até mais!