Exodus - Julie Bertagna

sexta-feira, agosto 05, 2011





Sinopse

É 2100 e o mundo como conhecemos nãoexiste mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço.
Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.



Mara vive na ilha de Wing, tudo o que conhecemos hoje não existe mais! As calotas polares estão derretendo, não existe árvores, aliás, ela nunca viu uma árvore, só ilustrações! Na ilha de Wing está tudo  oque conhece: seus pais, irmãos, seus amigos.
À cada dia que passa o mar avança sobre a ilha, e Mara mesmo tendo apenas 15 anos está preocupada com sua família e seus amigos, se a ilha ficar submersa todos morrerão. Navegando pelo ciberespaço (antiga rede mundial de computadores), Mara tem um encontro com uma criatura criada da necessidade de saber sobre o passado para tentar reverter o futuro: uma ciber-raposa.Através dessas incursões Mara tem um indícios da existência  de cidades verticais, que teriam sido construídas para abrigar pessoas quando o alagamento da Terra começou.
Aí nossa história começa!!
Depois de passar por várias adversidades para chegar a uma das cidades verticais (Munno), o mundo de Mara vira totalmente do avesso! Sozinha, desamparada, ela luta com todas suas forças para ajudar seus amigos. A cidade não se mostra acolhedora com as pessoas que desejam morar ali. Em desespero Mara se  lança rumo ao desconhecido, e é ajudada por pessoas que nem imaginava tomar conhecimento.
Junto com seus novos amigos, a menina toma conhecimento de uma antiga lenda, e depois de mais um novo revés ela está novamente em movimento, pensando nos velhos e novos amigos. Será que suas respostas terão finalmente respostas, poderá ajudar seus amigos??
Adorei a história, a narrativa é ótima, e nos prende do início ao fim, ficamos super curiosos com o desenrolar dos fatos. Além disso o tema do livro é muito atual e discutido: a destruição do meio ambiente e suas consequências, vale muito a pena ler e refletir sobre nossas ações.
Espero de S2 que a CDL/Farol lance as continuações Zenith e Aurora.
Recomendo muito!!! Bjos!!





Fica, vai ter bolo!

3 comentários

  1. Nossa...adorei a resenha. Fiquei muito curiosa sobre o livro, achei o mote bem legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de histórias com esse tema mas acho que vale a pena a leitura, é um assunto bem atual =D

    teh mais

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser super interessante, e ainda fala de problemas atuais que vivemos, parece ser muito bom! E também Gostei da sinopse, e a capa do livro é linda *-*
    Parabéns pela resenha Fabi!
    Beijos
    Elidiane

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção Notifique-me para saber minha resposta!
Beijos e até mais!